Quem somos

Assim como os córregos fluem de encontro ao rio, há pessoas que se unem para compartilhar as mesmas águas rumo a um objetivo. No nosso caso, foi a preocupação com o Rio Formate que fez o Coletivo Formate nascer, em novembro de 2009. Em quase cinco anos de perenidade, seguimos o curso da reflexão, discussão e consecução de atos que mudem positivamente o contexto no qual estamos inseridos.


Inevitavelmente as influências externas e internas nos fizeram abraçar outras causas ao longo do tempo, além da questão ambiental. Nossas reuniões passaram a tratar de diversos assuntos relativos a conjuntura social, boa parte das vezes ligados à realidade das comunidades de Viana e Cariacica, nossos berçários.

Em resumo, o Coletivo Formate apoia e realiza iniciativas voltadas para o desenvolvimento cultural, artístico, esportivo e socioambiental das comunidades. Entre nossas atividades desenvolvidas figuram:

► Realização da “1ª Conferência Livre de Juventude” do município de Viana (set./ 2011), oficina de audiovisual do vídeo “Informação pública. Verbas para... arquivo” (mar./ 2013) e “Encontro de Formação” (maio/ 2013);



► Projeto “CineVia: Rodando Cultura”, atualmente realizado todas as terças-feiras na Estação Ferroviária de Viana – aprovado nos editais Rede Cultura Jovem (jun./ 2012) e Desenvolvimento e manutenção de cineclubismo (jul./ 2014);

► Parceria com outros movimentos sociais na elaboração e produção do debate eleitoral com os candidatos à Prefeitura de Viana (set./ 2012), do 1º Dia D dos Movimentos Populares de Viana (dez./ 2012) e da reunião sobre a recuperação do Rio Formate (jan./ 2014);


► Participações na Caminhada Ecológica em Defesa do Rio Formate (de 2009 em diante), 1ª Conferência Municipal de Juventude de Viana (set./ 2011), Oficina da IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (ago./ 2012), 1º Fórum de Juventude de Viana (dez./ 2012), 2ª Conferência Municipal de Cultura de Viana (jul./ 2013) e na 1ª Jornada Capixaba de Cineclubes (nov./ 2013).

A seguir, apresentamos um pouco de nossa trajetória em vídeo. É um pouco da história de quem fez parte do Coletivo, que passou um dia por aqui ou que passou e ficou, de quem prestigiou os eventos e de quem somou forças para que tudo que foi mencionado acima pudesse ser concretizado.


No dia 15 de junho de 2014 realizamos a Assembleia Geral de criação do Coletivo, pois resolvemos nos institucionalizar. Nossos 18 fundadores são: Antônio Pacheco, Daniely (Dany), Deivid (Dedê), Edilene (Duda), Filipe, Herbert, Jadilson (Fi), Josiana (Josi), Leonardo (Léo), Lindamaris (Linda), Menara, Obadias, Rafaela, Wagner (Java), Wesley e Wilberth (Wil).


E com certeza tem lugar pra mais gente, então, “chega aê”!

Curiosidade: Nosso formato inicial era derivado dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente. Ao longo do caminho já tivemos o nome de “Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Espírito Santo”, “Coletivo Jovem de Meio Ambiente Região Formate”, “Coletivo Jovem Socioambiental Região Formate do Espírito Santo”, “Coletivo Jovem da Região Formate” e “Coletivo Jovem Região Formate”.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário